Que bom que você veio!

A criação deste blog deve-se ao fato de gostar muito de artesanato e amar muuuito os animais.A intenção é fazer parte do grupo de pessoas que vieram a esse Planeta proteger seus semelhantes peludos,penosos,cascudos, escamosos como também os irmãos folhudos e enraizados, da ira insana dos"outros" irmãos ditos racionais mas que ainda não perceberam que somos todos filhos do Universo, irmãos das Estrelas e Astros , que merecemos igual qualidade de vida enquanto estivermos aqui.Obrigada pela visita! Volte sempre e espero que quando voltar tenha motivos para lutar mais, sorrir mais e amar mais. Um grande abraço!

terça-feira, 10 de julho de 2012

ABAYOMI, UMA HERANÇA AFRICANA


Reparem que se coloca mais tecido na parte de cima para o rosto e menos embaixo para formar o pescoço
Acima já estava semi montada, reparem que toda ela é feita com rolinhos de tecido, quando se enrola o corpo já se aproveita para encaixar as pernas e a cabeça e os braços se faz um rolo comprido que  passa por trás das costas e nas pontas para os braços se coloca mais tecido...ou se costura separadamente os braços nos ombros...
Vejam acima ela de costas, no final dos rolinhos se faz uma costura para segurar, é toda feita à mão!!
Bom, os detalhes do rosto são bordadinhos e não tem cabelo e sim um lencinho que é amarrado na cabeça com alguns pontinhos invisíveis para fixar.
A roupinha fizemos em feltro para a  blusinha e botinhas e para a saia usamos tecido com uma fita na cintura para arrematar.O interessante é que estas bonecas dispensam enchimento.
 A mais fiel possível, sem artifícios ou modernidades!
E está ai o resultado, elas eram chamadas de bruxinhas e vem da região de Garopaba, no Morro da Encantada em Santa Catarina, onde minha mãe nasceu.

Fonte:http://jud-artes.blogspot.com.br/


Vale salientar  no entanto, que essa bonequinha é uma espécie de ADAPTAÇÃO  das que eram feitas pelas escravas mães e que em vez de dar pontinhos , como não tinham material de costura, elas usavam  nós ou tirinhas do próprio tecido para amarrar e prender as partes do corpo das bonequinhas que eram chamadas ABAYOMI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário